Brasil tem dados inéditos da população autista
- Redação
- 26 de mai.
- 1 min de leitura
CENSO 2022 | O Brasil conta pela primeira vez com um cálculo oficial da população de pessoas com autismo. São 2,4 milhões que declararam ter recebido diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) por algum profissional de saúde, segundo dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (23/5).

O número equivale a 1,2% da população do País. Estimativas existentes apontam que o número real de pessoas com TEA deve ser maior, diante dos desafios de subdiagnóstico, sobretudo em camadas mais vulneráveis da população.
De acordo com o Censo 2022, a prevalência do diagnóstico na população brasileira é maior entre os homens (1,5% deles foi diagnosticado com TEA) do que entre as mulheres (0,9%), e entre pessoas brancas (1,3%), em relação aos outros recortes raciais, o que pode refletir desigualdades de acesso ao diagnóstico.
Os dados também indicam que 43% da população diagnosticada com autismo está concentrada na Região Sudeste, em números absolutos.
Por outro lado, os Estados com maior percentual de pessoas diagnosticadas com autismo estão nas regiões Norte e Nordeste: em primeiro lugar o Acre (1,6%), seguido do Amapá (1,5%) e Ceará (1,6%). O percentual entre os Estados varia entre 1% e 1,6%.





Comentários